Seu propósito de vida alinhado ao seu propósito profissional

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve!” Disse o Gato para Alice, em Alice no País das Maravilhas

Será mesmo que serve?

Alguma vez na vida você já deve ter ouvido essa frase, mas alguma vez já parou para refletir sobre ela? Se sim, você já deve ter percebido que ela fala claramente sobre a importância de definir propósitos para a vida.

E por que isso é tão importante afinal? 

Quer dizer que sem propósito não há sentido para realizar coisa alguma. Isso diz respeito principalmente à área profissional: a ausência de um propósito para a sua carreira o leva a estagnação e, consequentemente, ao insucesso. Não é à toa que esta é apontada como a principal causa da insatisfação profissional de muitas pessoas.

Segundo dados da Ideative Lab, cerca de 76% dos brasileiros se consideram infelizes no trabalho por conta da falta de propósito.

E veja o número assustador de pessoas que não gostam do que fazem:

A cada 10 brasileiros, 8 não gostam do que fazem! 

A verdade é que fomos educados para procurar um emprego e não um trabalho que traga satisfação. Considerando que a realização profissional complementa a pessoal, podemos dizer que tem muita gente por aí sendo infeliz por conta da falta de propósito na carreira.


Respondendo à pergunta que te fiz no início:

  • Será mesmo que qualquer caminho serve? Obviamente que não!

O único caminho que importa é aquele que nos levará do ponto em que estamos para o lugar onde, exatamente, queremos estar para alcançar nossa realização pessoal e profissional.

Ter um propósito na carreira é justamente chegar a esse ponto X, é ele que irá dar sentido à sua caminhada. Por essa e outras razões você precisa defini-lo o quanto antes.

Não sabe por onde começar a fazer isso? 

Vamos, primeiro, esclarecer o que é um propósito profissional e mostrar como você pode descobrir o seu.

  • Afinal, o que é um Propósito Profissional?

De acordo com o Dicionário Online de Português a definição de é: o que se quer fazer, realizar,  plano, intuito, alvo, entre outros.

De maneira geral, um propósito nada mais é do que um objetivo, e na vida podemos ter vários, como casar, conseguir um bom emprego, morar fora do país.

Quando nos referimos a propósito profissional podemos dizer que se trata dos objetivos que queremos alcançar em nossa carreira, como ocupar um cargo mais elevado, se tornar referência na nossa área de atuação, abrir o próprio negócio…

Engana-se quem pensa que se trata apenas de ganhar dinheiro.

Um propósito profissional envolve, principalmente, aspectos imateriais, como seus valores, suas crenças e princípios.

Por isso, a descoberta de seu propósito representa uma virada de chave na carreira e na sua vida

Pois quando isso acontece, você passa a ver seu trabalho não apenas como uma forma de se sustentar, mas como algo que lhe dá prazer e te faz feliz.

Seu propósito é o que te dará a disposição necessária para acordar cedo todos os dias e ir à luta, é nele que encontramos o sentido de todo o esforço que despendemos diariamente. 

Dessa forma, se você encontra propósito naquilo que faz, também aprende a superar os momentos difíceis, afinal, nem tudo são flores nessa vida.


Como descobrir o seu Propósito Profissional?

Descobrir o propósito exige sobretudo disposição, não é de primeira que vamos encontrar uma resposta. É necessário muita reflexão, por isso, nada de imediatismo. Vá com calma e comece se fazendo estas perguntas:

  1. Qual o motivo de fazer o que faço?
  2. Por que levanto cedo todos os dias?
  3. Qual o sentido de viver para o trabalho?
  4. Por que vou trabalhar todos os dias?
  5. Sou feliz com o que faço?
  6. O que desejo estar fazendo daqui a 20 anos?

Se a resposta para as 4 primeiras perguntas for ‘salário’ e você não tiver nem ideia de como responder as duas últimas questões, a sua falta de propósito acaba de ser comprovada.

Os últimos dados do Gallup sobre os locais de trabalho dos EUA sugerem que perto de 70% dos trabalhadores não estão completamente engajados no trabalho e 16% estão definitivamente desestimulados por completo. 

E, talvez mais importante, nosso desestímulo impacta as pessoas com as quais nos importamos, já que muitos de nós carregamos nosso esgotamento para dentro de casa.

Agora, veja algumas dicas para descobrir o seu propósito de uma vez por todas.


Conheça-se

Questione absolutamente tudo:

Quem sou eu?

Eu estou satisfeito com a minha vida?

O que eu gosto de fazer?

Onde eu gostaria de estar?

O que eu quero que aconteça em minha carreira?

Com as respostas dessas e outras perguntas, você já pode ter uma boa ideia do que quer em sua vida e carreira, o próximo passo é ir em busca dessas metas.

Questione-se sobre o futuro

Comece seu planejamento se questionando sobre o futuro: 

O que você quer fazer daqui a 5, 10 ou 20 anos? Que cargo deseja ocupar? Onde deseja trabalhar? Com o que deseja trabalhar?

Essa é uma boa forma de estabelecer seus propósitos e também se preparar para conquistar qualquer um deles.

Estabeleça metas

As metas personificam nossos desejos, logo, são cruciais para entender o que pretendemos.

Questione-se também sobre o que precisa fazer para isso, ou seja, suas metas de curto e médio prazo.

A partir dessa análise você receberá o insight para definir seu propósito profissional. 

Esteja disposto a evoluir

Essa atitude, além de fazer de você um profissional melhor, te proporcionando um perfil mais parecido com o que o mercado exige, também irá ajudar você a se descobrir e entender o que procura.

Encontre motivação

Um propósito necessariamente tem que ter um significado.

Quando você sabe o que o motiva, aquilo que te inspira e te leva a buscar seus sonhos, você dá significado a suas ações, e isso, por sua vez, é a base para definir um foco.


A poeta Mary Oliver um dia perguntou: “Diga-me qual é seu plano sobre o que fazer com sua preciosa e livre vida?”.

Todos nós precisamos estar completamente engajados em nossos propósitos, só assim podemos solucionar os problemas que nos importam.

Se você ainda não se sente seguro o suficiente para definir seu propósito, uma boa solução é investir em cursos, mentorias e programas de T&D que o façam refletir sobre si mesmo. 

Mas o importante é que você comece: seu sucesso profissional não deve ser adiado!

Preencha os campos abaixo e aguarde um dos nossos especialistas entrar em contato com você!