Protagonismo Profissional: Desenvolva sua Carreira com 10 Dicas

Para se tornar  um profissional bem-sucedido é preciso ter, dentre outras habilidades, a capacidade de atuar como o gestor da sua própria carreira, assumindo o chamado protagonismo profissional. Problemas, crises, incertezas e mudanças podem acontecer com qualquer pessoa e a qualquer momento.

No entanto, é preciso saber como enfrentar as adversidades, aproveitar as oportunidades ou mesmo desenhar um novo caminho para a sua trajetória no mundo do trabalho.

Mas, afinal, como alcançar protagonismo profissional?

Protagonismo profissional é uma competência assumida pelo profissional que se considera o autor principal da sua história. Ele se vê como o único responsável por sua própria evolução profissional e pessoal. É ainda aquele que, além de tomar decisões, sente-se o responsável por executá-las.

Isso quer dizer que o protagonismo profissional parte de alguém capaz de assumir a responsabilidade pelo próprio resultado e, assim, fazer o que for preciso para obter êxito. 

Agora, você deve estar se perguntando : o que é preciso fazer para se tornar o protagonista de sua carreira?

Certamente, a qualificação profissional, em conjunto com a adoção de estratégias assertivas para a gestão de sua carreira, podem ajudar a responder esse questionamento.

De maneira geral, as características mais marcantes para quem se considera o protagonista da sua carreira é um senso de assumir responsabilidades, autoconfiança, auto liderança, constância e consistência.


1. Determine o objetivo da sua carreira

Observe que, grande parte das atividades de nossas vidas são feitas de modo inconsciente, pois nosso cérebro é mestre em economizar energia.

Entretanto, quando se trata da nossa carreira, devemos agir de maneira consciente, não devemos deixar a vida nos levar.

Sendo assim, para dar um salto na vida profissional devemos montar uma trajetória, com início, meio e fim.

2. Atualize o seu conhecimento de maneira constante

O filósofo grego Sócrates, foi considerado um dos homens mais sábios da sua época. No entanto, quando ele foi questionado sobre essa sabedoria, ele mencionou a famosa frase: ”Só sei que nada sei”.

Com isso, podemos entender que Sócrates tinha toda essa sabedoria porque não se acomodava, mesmo tendo entendimento de diferentes assuntos da época.  Atualmente, temos tantas oportunidades para aprimorar o nosso conhecimento que não temos motivos e justificativas para não desenvolver novas habilidades.

3. Desenvolva as  power skills de destaque no mercado

Para alavancar a carreira de maneira rápida e eficiente devemos ficar atentos àquelas que são mais exigidas pelo mercado.

Essas habilidades são conhecidas como power skills.

Basicamente, trata-se de um conjunto de talentos técnicos e comportamentais que os profissionais devem desenvolver para atender as demandas do mercado.

A boa notícia é que todas essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos. Portanto, você não precisa ter nascido com nenhuma delas.

4. Tenha uma comunicação eficaz

As empresas estão cada vez mais valorizando a capacidade de comunicação dos seus colaboradores e parceiros de negócio.

Pois, essa habilidade evita e resolve os conflitos dentro dos ambientes de trabalho e promove o bom relacionamento com os clientes.

Portanto, estude sempre quais são as melhores maneiras de se comunicar para encantar e convencer o seu público-alvo.

5. Use e abuse da criatividade

As pessoas criativas são aquelas que buscam inovar.

São aqueles profissionais curiosos que não se satisfazem com frases do tipo: “já fazemos isso dessa maneira há mais de dez anos”.

As empresas que buscam inovação para permanecer no mercado já perceberam o valor dos profissionais criativos.

Muitas têm, até mesmo, os seus próprios processos de recompensa para incentivar a criatividade.

6. Trabalhe sua Inteligência emocional

Atualmente, a inteligência emocional é uma competência muito valorizada por recrutadores de recursos humanos.

Sabendo disso, aprenda como identificar as suas emoções para saber como usá-las a favor da sua carreira.

7. Liderança

Quem pretende alavancar a carreira, precisa saber como motivar, convencer, ouvir, e tomar decisões com assertividade, ter empatia.

Se você tem algumas ou todas essas competências, já está no bom caminho.

Caso contrário, não precisa entrar em pânico, pois existem cursos e treinamentos para as pessoas desenvolverem a liderança.

8. Invista no seu desenvolvimento

Investir em treinamentos de capacitação é uma maneira de acompanhar as inovações do mercado, mantendo-se  atualizado.

Busque treinamentos além da sua área de atuação, essa é uma boa oportunidade de entendermos melhor as outras pessoas e desenvolver a nossa criatividade.

Por exemplo, se você é do ramo da área de exatas, faça cursos em outros segmentos.

9. Cuide do seu marketing pessoal

Um dos mais antigos ditados do marketing é “a propaganda é a alma do negócio”.

Se isso não fosse verdade, as empresas não investiriam em campanhas de marketing para apresentar os seus produtos e serviços para o mercado.

Com base nisso, faça o seu marketing pessoal, trate sempre a sua carreira profissional como um negócio ou uma empresa.

Vale dizer que a melhor propaganda é a entrega bem feita com honestidade,  consistência e coerência! Bem feito!

10. Constância + Consistência = Hábitos

Sem metas possíveis e sem uma combinação de valores na decisão de mudar algo na rotina, o cérebro tem muito mais dificuldade de se adaptar e as desculpas para voltar à zona de conforto acabam nos vencendo.

O que acontece é que muitas pessoas acabam não conseguindo atingir seus objetivos finais por não conseguirem pensar no curto prazo e criar um plano com as metas possíveis para o momento presente. 


Como deu para perceber, o estado de protagonismo é totalmente independente da empresa, é uma responsabilidade do próprio profissional.

Desse modo, todas as pessoas assumem papéis importantes em diversas áreas da vida, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

O protagonismo está diretamente relacionado à forma como se conduz a carreira e, consequentemente, a própria vida.

Preencha os campos abaixo e aguarde um dos nossos especialistas entrar em contato com você!